20 de novembro de 2010

Briga pelo título e contra o rebaixamento

Faltando apenas três rodadas para o fim do Brasileirão vale de tudo para levantar e taça e também para permanecer na elite do futebol brasileiro: canelada, cotovelada, dedo no olho (meninas eu disse dedo no olho, dedo no olho e não ...).

Contudo, vamos ao que interessa, confira na tabela as chances do seu time ser campeão ou não ir parar na segundona em 2011. E entenda de forma rápida e fácil como são feitas estas estatísticas.

Para o cálculo das chances de classificação e Libertadores são considerados o mando de campo dos jogos e o retrospecto das equipes na competição. O sistema de cálculo permite comparar os clubes não apenas pela pontuação ou aproveitamento, mas também pela dificuldade dos jogos de cada equipe, avaliada em função dos adversários e do fator local.

Os clubes com maiores chances de classificação para a Taça Libertadores são respectivamente, Corinthians (99%), Fluminense  (99%), Cruzeiro (99%), e outros clubes ainda correm por fora nessa briga que vai até os últimos instantes, são eles o Atlético-PR (37%), o Grêmio (20%), o São Paulo aparece com apenas 1% de chances de classificação para o maior torneio da América.

A classificação por pontos ganhos é o melhor resumo do que aconteceu até o momento, mas pode distorcer a realidade. Ao não considerar a quantidade de jogos disputados pelas equipes ou a qualidade dos adversários, a classificação por pontos ganhos abre espaço para outros critérios de classificação - chances e aproveitamento.

 Agora que você já entendeu todo o processo, resta torcer para que o seu time se consagre o grande campeão do Brasileirão ou que, continue na série A, classifique para a Taça Libertadores ou para a Copa Sulamericana.


Fonte: Infobola

Um comentário: