Brasileirão

Breve Histórico:

O Campeonato Brasileiro de Futebol, ou simplesmente Brasileirão é disputado desde 1971. Substituiu antigos campeonatos da época passada, tais como o Roberto Pedrosa e a Taça Brasil. Alguns clubes que chegaram a vencer um desses campeonatos se acham campeões Brasileiros. Realmente não concordo com esta idéia, entretanto, um consenso sobre isso jamais ocorrerá.

Vamos parar de discutir sobre o passado e falar de coisas boas, sendo assim, que tal sobre o Brasileirão de 2009? Ah...boas lembranças, isso porque o campeão foi o Flamengo, que pela sexta vez conseguiu o feito. Esta é outra questão polêmica, muitos dizem que o rubro-negro carioca é penta, alegando que o título de 87 é do clube pernambucano Sport. Por ironia do destino, em 2009 o Sport caiu para a Série B.


Não vou ficar aqui debatendo sobre quem é o verdadeiro campeão do ano de 87, uma coisa é certa: a voz do povo é a voz de Deus, logo, como o povo (a maior parte do brasileiros) é flamenguista, o título é do Mengão sim.

Atualmente, o Brasileirão é disputado por 20 equipe em um sistema de pontos corridos, em dois turnos onde todos jogam contra todos. Os 4 primeiros se classificam para a Taça Libertadores, do 5º ao 12º disputam a Copa Sul-Americana e os 4 últimos são rebaixados para a Série B.
Já os 4 clubes melhores colocados da série B garantem o acesso a Elite do Futebol Brasileiro.

Os maiores campeões são o São Paulo e Flamengo, ambos com seis títulos. Nas últimas 4 edições do Brasileirão estes times foram campeões, o time paulista em 2006, 2007 e 2008 e o Flamengo em 2009. Em 2010 o campeão também foi um clube carioca, o Fluminense, que foi comandado pelo craque argentino Darío Conca, escolhido o melhor jogador da campetição. 

Em 2011 esperamos um Brasileirão bastante disputado, as equipes estão bastante fortes, principalmente devido ao retorno de grandes craques brasileiros, tais como Ronaldinho (Flamengo), Luis Fabiano/Rivaldo (São Paulo), Adriano (Corinthians). Além disso, a nova geração está brilhando nos gramados, Neymar/Ganso (Santos) e Lucas (São Paulo), por exemplo. Muitas surpresas ainda estão por vim.